Nossa esperança está no Senhor
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.”(I Pd 1.3)
Essa esperança viva é uma expectativa confiante nas promessas de Deus. É exatamente isso que Deus espera de nós, independente do momento que estejamos atravessando.
Em Hb 10.32 a 39 o escritor lembra os hebreus dos momentos de tribulação que eles passaram, chegando até a perder tudo que tinham, mas que no entanto ficaram firmes, pois sabiam que lhes esperavam coisas melhores, que não são somente materiais ou momentâneas, mas que duraram para sempre.
A instrução é para continuar firme nessa confiança, lembrando da recompensa que ela traz, pois quando cumprimos o que nos é proposto por Deus somos alcançados por suas promessas.
Lembremo-nos que fomos justificados em Cristo (Rm 5.9), e o justo viverá pela fé, com confiança no que Deus prometeu, sem duvidar, pois, sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).
Nós não somos daqueles que retrocedem… não vamos voltar a nossa antiga condição, fomos redimidos pelo sacrifício de Cristo Jesus, nos colocando em uma Nova Aliança, podemos agora andar com confiança sabendo que a promessa de Deus se cumprirá.
Não retroceder diz respeito a não voltar a nossa velha natureza, padrões do mundo, que está no maligno, mas manter firme nossa fé e perseverança na Palavra pois assim nossa alma, ou seja, nossa mente, forma de pensar, será preservada pois quando pensamos de acordo com a Palavra, agimos de acordo com a Palavra, e assim provamos das promessas de Deus.
Quando estamos conscientes da nossa condição em Cristo Jesus, vivemos em Paz, e desfrutamos da graça abundante do Senhor, independente de circunstâncias caminhamos com expectativa confiante que tudo aquilo que Deus prometeu Ele é fiel para cumprir.
Nossa esperança está no Senhor.
Segundo o Dicionário Bíblico Vida “Esperar em Deus é admirar-se por ele e seu poder, com a confiança que Ele cumpre fielmente com Sua Palavra. Assim a esperança se torna confiança no caráter justo de Jeová.”
Essa deve ser nossa esperança, certeza que a Palavra de Deus a nosso respeito é fiel, certeza que essa Palavra nos faz avançar, firmes, alegres, convictos e cheios do Espírito.
Essa é a diferença entre a esperança bíblica e a esperança comum, nossa esperança em Cristo não é simplesmente uma resignação passiva, nossa esperança em Cristo é a persistência confiante é ancora para nossa alma (Hb 6.19)
Que nossa oração seja a de Paulo em Rm 15.13
“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.”