Consciência de filho.
Jesus conta certa vez a história de um filho que tinha tudo à sua disposição na casa do seu pai, a melhor comida, a melhor roupa, conforto e pessoas a seu dispor. Tudo disponível todo tempo, sem esforço ou custo algum. (Parábola do filho pródigo, Lucas 15. 11-24)
Mas esse filho, em certo momento, chega ao pai e pede o que é seu por direito, sai da casa do pai e vai viver a sua vida a seu modo; porém longe do pai o recurso acaba, as dificuldades chegam e a tristeza toma conta dos seus dias, sente-se envolvido pela angústia e o medo, e nessa situação, percebe que está longe da fonte que lhe proporcionava segurança, conforto e alegria.
A história diz que ele então “caindo em si”, começa a lembrar de tudo que tinha disponível na casa do pai; não era uma simples lembrança, mas sim a sua consciência sendo restabelecida e ele percebendo que tinha tudo o que o pai tinha, porque ele era filho.
Nós somos filhos de Deus e é imprescindível que tenhamos consciência disso, não nos deixamos levar pelos desejos e concupiscências da carne que nos afastam da nossa posição de filhos, que nos afastam da segurança e do conforto da presença do Pai.
Quando estamos conscientes de quem somos em Cristo temos firmeza, somos constantes, sabemos qual é o nosso propósito, sabemos quais são nossos direitos e não nos submetemos a viver com menos do que o Pai já disponibilizou para nós.
Quando estamos conscientes que somos filhos, entendemos que uma vida de sofrimento não é normal, não nos acostumamos com a falta, a incerteza e a insegurança, porque sabemos que não é isso que um pai quer para seus filhos.
A consciência que somos filhos de Deus nos coloca de pé, em uma atitude de confiança, nos faz caminhar e avançar com firmeza, com autoridade, porque sabemos o que temos, o que podemos é o que somos.
A Bíblia diz em Gálatas 4 que chegou o tempo de redenção e recebemos a adoção de filhos, ou seja, temos plenos direitos naquilo que é do Pai, nascemos de novo e somos agora família de Deus, coerdeiros com Cristo e participantes da sua glória.
Somos filhos de Deus e podemos usufruir de tudo que é do Pai, tudo está disponível a todo tempo, Deus é um bom Pai e tem nos abençoado com toda sorte de bênçãos em Cristo Jesus.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. (Efésios 1:3)
Como filhos de Deus fomos justificados com Ele, somos guiados pelo seu Espírito, somos seres eternos e estamos seguros no Pai.
A nossa consciência de filho de Deus vai nos posicionar diante das circunstâncias, vai nos impulsionar a uma vida plena na pratica da justiça, santidade e amor.
Acima de qualquer coisa, acima de qualquer circunstância, diante de qualquer oferta ou proposta do diabo, Deus já fez muito mais por você, Ele te fez filho.
Em João 18 Jesus vive a maior circunstância de sua vida aqui na terra, traído, preso e levado a morte, mas Ele suportou porque sabia quem Ele era, sabia qual era seu propósito e acima de tudo sabia quem era seu Pai.
Nunca devemos perder a consciência de quem somos: filhos de Deus, e assim vamos provar o melhor dessa terra, vamos usufruir da vida abundante que o Pai tem para nós, uma vida plena, confortável, segura e envolvida pela verdadeira alegria.