Precisamos ter plena certeza das coisas que cremos!
Lucas 1: 1-4:
“1 Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos fatos que se cumpriram entre nós,
2 conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra.
3 Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo,
4 para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas.”
Como acreditar nas palavras escritas em um livro que foi escrito há mais de dois mil anos atrás, por homens iguais a mim e fazer deste livro um manual de vida? É certo que este questionamento já surgiu para muitas pessoas… E é maravilhoso que questionamentos como este venham ao nosso coração, pois nos impulsionam a buscarmos a resposta.
Como ter convicção de que os ensinamentos dados por homens são a verdade?
Em João 5:39 diz: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
Deus não quer que Seus filhos sejam enganados, por isso na própria Escritura Ele nos ensina a analisar, refletir, meditar e buscar a verdade dos fatos a luz dos escritos sagrados. O próprio Deus nos criou com capacidade de pensar e não aceitar qualquer palavra, mas A Verdadeira Palavra.
Paulo fala em Atos 17:11 “Os Bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo”. Eles não só avaliavam os vários tipos de doutrina que lhes era transmitido como verdade, mas buscavam analisar até a própria Escritura Sagrada, para terem convicção das palavras que estavam escritas.
Ao estudarmos A Palavra de Deus o nosso espírito será compelido a avançar nas pesquisas da veracidade das escrituras. O mesmo Espírito que inspirou homens a escreverem A Palavra de Deus – Nosso Manual de Vida – vive hoje dentro de nós, para nos ajudar a compreender e testificar tudo que está escrito a nosso respeito. O Espírito Santo poderá, assim, cumprir o papel de professor, ensinando e esclarecendo todos os questionamentos.
Em João 14.26 diz: Mas, o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Deus é o maior interessado que seus filhos O conheçam, conheçam a Verdade, sejam livres (João 8:32 E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará), salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (2 Timóteo 2:4).