Estamos vivendo tempos de muita informação, muitas verdades e conceitos, filosofias e pensamentos, e o que temos percebido é que aqueles que detém a verdade, detém o poder e consequentemente estão em posição de autoridade.
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14)
O Verbo, a própria Palavra de Deus habitou entre nós, trazendo a verdade aos homens. Essas verdades estão em nós, temos um poder operando dentro de nós, logo estamos em uma condição de autoridade.
Temos sim, autoridade sobre as mentiras do diabo e suas informações, que dizem que não podemos ou que não temos, informações que nos afastam de quem realmente somos.
Temos autoridade sobre as informações econômicas e sociais, que falam de crise ou fracasso, porque a Palavra garante que somos prósperos e influentes sobre a terra.
Temos autoridade sobre os conceitos deturpados que tentam nos desviar do propósito para o qual fomos criados.
Nós temos a verdade disponível por dentro. A Palavra de Deus é a verdade, e são as verdades da Palavra que devem conduzir nossa vida. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119:105)
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)
Somos livres por meio das verdades da Palavra, não precisamos viver oprimidos pelo diabo, preocupados com os relatórios ruins ou ansiosos pelo dia de amanhã.
Contudo, não podemos esquecer que estamos no mundo, temos uma mente e habitamos em um corpo físico, mas acima de tudo somos um espírito, ou seja, mesmo conhecendo a Verdade não estaremos livres da exposição a ensinos errados, mas estamos livres para não segui-los; não estamos livres dos nossos sentimentos, mas livres
para não sermos guiados por eles; talvez não estejamos totalmente livres dos pensamentos errados afinal, temos uma alma que está sendo transformada, mas estamos livres para não nos deixarmos guiar por nossos próprios pensamentos e entendimentos. Nosso espírito foi recriado, nascemos de novo por meio de Cristo Jesus, a verdade nos libertou das trevas para a Luz, e habita em nós.
Convictos da verdade podemos caminhar com segurança, com um rumo certo, sendo uma boa influência para quem está a nossa volta, tento clareza de quem somos, o que temos e o que podemos.
Quando conhecemos a verdade saberemos quando um pensamento é uma sugestão do diabo ou do Espírito, fazendo-nos avançar ou retroceder.
A verdade não nos fará livres das circunstâncias, Jesus mesmo afirmou isso (Jo 3.16), mas conhecendo a verdade, encontramos a saída, quando humanamente não a vemos, possuindo força e sabedoria necessária para conduzir nossa vida.
A verdade nos coloca em contato direto com o Pai, é Ele que nos ensina e nos instrui, é Nele que encontramos alívio, consolo, esperança, direção e a verdadeira paz.
Quando conhecemos a verdade sabemos quem cuida de nós, da nossa família, dos nossos negócios, das nossas finanças, da nossa saúde, do nosso presente e do nosso futuro.
Só há uma verdade, a verdade da Palavra de Deus, que tem o poder para transformar, para nos posicionar no presente e nos garantir o futuro.